bioshock

5 jogos que foram inspirados em livros

Fala, galera, tudo bom com vocês? Como andam as leituras? Espero que vocês leiam outras coisas além do Critical Hits, de preferência bons livros, afinal de contas, quem escreve bem, lê bastante e saber escrever bem é fundamental para ser alguém na vida. Bom, por que eu estou falando tudo isso? Porque hoje é dia de falar sobre livros que inspiraram jogos de videogame. Você conhece algum? Sim, e você nem sabia disso, ou não tinha se dado conta ainda.

5. The Witcher

the-witcher-2

A série The Witcher é inspirada na série de livros de mesmo nome do autor polonês Andrez Sapkowsk. No universo de Sapkowski, Witchers são poderosos caçadores de monstros com habilidades supernaturais. A versão da CD Projekt RED é bastante fiel à série de romances de Sapkowski e apesar de nem todas estarem traduzidas para o inglês (ou por acaso algum de vocês sabem ler em polonês?) e nenhuma para o português, é possível aventurar-se em dois, em breve três, jogos nesse universo.

4. Alan Wake

alan-wake

Alan Wake grita Stephen King. Aliás, o jogo cita King já nas primeiras frases dele: “Os pesadelos existem fora da lógica e não há diversão nenhuma nas explicações; elas são antitéticas à poesia do medo”. Além de King, outra fonte do qual o jogo bebeu foi o livro de Paul Auster e Mark. Z. Danielewski: House of Leaves.

Isso tudo sem falar que Alan Wake é um jogo sobre um escritor com bloqueio que acaba sendo jogado numa história escrita por ele próprio onde o duelo da luz contra a escuridão é uma constante. Essa mistura de suspense e sobrenatural poderia muito bem estar num livro.

3. Assassin’s Creed

assassinscreed

O primeiro Assassin’s Creed buscou ideias em vários livros, a exemplo de Alan Wake, e tem como sua principal inspiração o romance de Vladimir Bartol de 1938 chamado Alamut. O livro acontece na Pérsia do século 11 e tem boa parte da sua ação acontecendo na fortaleza de Alamut, onde o profeta Hasan ibn Sabbath está se preparando para tomar conta da nação com um pequeno grupo de soldados de elite, as “adagas vivas”.

Apesar de as histórias seguirem por caminhos diferentes a partir de um ponto, elas partem do mesmo caminho, e contam a história dos Hassassin, ou a Ordem dos Assassinos, um grupo de muçulmanos que ameaçou tanto cruzados quanto outros muçulmanos até que os mongóis colocassem fim à ordem em 1275.

2. BioShock

bioshock

BioShock é um dos maiores exemplos de jogos como expressão artística e, como pode-se esperar, é cheio de referências a livros, em especial dois: A Revolta de Atlas e The Fountainhead, ambos escritos por Ayn Rand. Além dos personagens tirados do primeiro livro, há também uma série de pôsteres com os dizeres “Who is Atlas?” espalhados por toda Rapture. Esses pôsteres fazem referência à uma frase famosa de A Revolta de Atlas: “Quem é John Galt?”, além de várias outras referências a Fountainhead.

1. The Binding of Isaac

binding-of-isaac

The Binding of Isaac tem referências a livros até no nome. O jogo é uma recriação de uma passagem da bíblia onde Deus manda Abraão sacrificar seu filho Isaac, mas só de brinks, afinal de contas Deus curtia Isaac e mandou um anjo impedi-lo no último momento. Abraão, feliz da vida que não precisou matar o próprio filho, acabou sacrificando um carneiro em louvor ao todo poderoso.

Como vocês já devem ter jogado (afinal de contas, o Bolivar sugeriu esse jogo como jogo para o fim de semana), o Isaac do jogo acaba fugindo para o porão infestado de monstros da casa dele para escapar de sua mãe fanática, que, para purificar a criança, cometeu uma série de abusos e o forçou a várias privações.

Apesar de forçada e extremamente ofensiva a cristãos, ainda assim dá pra dizer que a história é “inspirada” no conto bíblico.

Bom, esses são apenas 5 jogos que foram baseados em livros, mas tem mais uma porrada por aí. Que outros vocês conhecem?



Gostou? Divulgue!


  • Brian Windson

    Metro 2033 também vem de um livro.

    • Eliel

      Last Light devia vir de um também, a continuação chamada de Metro 2034, porém, acabou se diferindo da história do livro russo em diversos aspectos, por isso se chamou de “Metro: Last Light”

  • James Dantas Costa

    “apesar de nem todas estarem traduzidas para o inglês (ou por acaso algum de vocês sabem ler em polonês?) e nenhuma para o português…”

    Não diz uma besteira dessa seu herege. Existem dois livros traduzidos para o português (O último desejo e a espada do destino), e o terceiro tá a caminho.

    • Gabriel Gomes

      Eles quis dizer o jogo e-e (Acho kk)

      • James Dantas Costa

        ” A versão da CD Projekt RED é bastante fiel à série de romances de Sapkowski e apesar de nem todas estarem traduzidas…”

        pelo jeito ele tá se referindo à série de livros mesmo. Mas o Rafael acima esclareceu melhor a questão, com os links da editora martins fontes que publica a série traduzida em nossa terrinha. Leitura mais que recomendada ^^

    • Leonardo de Carvalho

      E quem você acha que é pra vir aqui e falar que ele é herege, só por que ele cometeu um pequeno erro. Você nem sabe o que ele segue e faz mal uso a palavra.

      Seu fanático alucinado.

      • James Dantas Costa

        sabia que devia ter colocado uma carinha feliz depois da palavra kkkkkkkkkkkkk Calma Leonardo, o “herege” foi em tom de brincadeira. Não sou fanático alucinado, fanboy e nem coisa do tipo. Sem confusão ^^

    • http://arquivosdowoo.blogspot.com.br/ Cyber Woo

      Acalmem-se crianças, todos cometemos erros ^^

      Pow, show de bola o artigo e adentrar nessas referencias livros + Games renderá milhares de postagens futuras.

      Parabéns ^^

  • Caio Giovanny

    E Dante’s Inferno? D:

    • Julio Cesar

      o titulo da materia é “5 jogos…” provavelmente vai ter parte dois
      se fosse “todos os jogos…” vc podia reclamar

  • Jonathan Gabriel

    Legal mas e Metro 2033??

    • Julio Cesar

      o titulo da materia é “5 jogos…” provavelmente vai ter parte 2
      se fosse “todos os jogos…” vc podia reclamar

    • Kevin Costeli

      ia perguntar o mesmo

  • Funky

    Percebi que alguns momentos de Bioshock foram tirados do livro…admirável mundo novo.

  • Gabriel

    Só uma coisa, além de Alan Wake citar bastante Stephen King, o roteiro do jogo também é do Stephen King e em parte o jogo lembra muito o livro Saco de Ossos, pelo menos o personagem principal sim, no caso um escritor com bloqueio enfrentando seus demônios.

  • Caio Cesar Buente Neiva

    Só faltou o Metro 2033 que foi um dos melhores jogos baseados em livros

  • Eduardo

    Deveria ter colocado Devil May Cry

  • Abner Freitas

    Radical cara mas e o Metro 2033? Cadê?

  • Dat Pyro Is A Spy

    Metro 2033,Metro last light e os Splinter Cells, cade?

  • Rafael

    Na verdade Witcher foi traduzido para português brasileiro pela editora WMF (do mesmo grupo editorial que traduz obras de autores de peso como Tolkien e C. S. Lewis). Pra quem quiser dar uma olhada, os dois primeiros livros da série já estão disponíveis (http://www.wmfmartinsfontes.com.br/search1.asp?WHE=autor_select&WHA=5002008) e o terceiro será lançado em breve (http://www.wmfmartinsfontes.com.br/detalhes_ProximosLancamentos.asp?id=486). Recomendo-os!

  • Pedro Victor Rodrigues

    Faltou tmb Splinter Cell

  • João

    You nu conhece Metro ?????

  • Márcio Carvalho

    Cade call of cthulhu: Dark Corner of the earth? apesar de não ser muito conhecido e um otimo jogo e é baseados em alguns livros de H.P. Lovecraft

  • Tuliio Daniel

    Esse ser do Witcher me lembra a Face of Boe
    do doctor who

  • Guilherme Moraes

    Vale falar também de Parasite Eve, que foi inspirado em um livro japonês homônimo (que posteriormente virou filme).

    A história dos jogos é uma sequência do enredo do livro/filme.

  • luiz ramai

    legal

  • gtlz

    serio q escroto esse post, os caras viram alguns elementos e ja dizem que o jogo “foi inspirado em algum livro” vcs não fizeram questão nem de procurar certinho só chutaram msm e nada de Metro 2033? (sim eu sei q provavelmente vai ter a parte 2 mas se o titulo me diz algo desse tipo logo de primeira tem que ter metro 2033 né pfv)

  • Juaun

    Cade o Bully?

  • Caio César

    Sinto que em futuras partes constarão títulos do todo poderoso Tom Clancy. Esse cara é um GÊNIO!

  • David Gabriel Santos Araujo

    poxa nem falaram de splinter cell, rainbow six, h.a.w.x e jogos inpirados pelos livros de tom clancy